Oficinas


24 de Outubro
(13h30 - 15h) Oficina: Intervenção Teatral na Prática Docente INSCRIÇÕES ENCERRADAS
O Teatro é algo mágico; além de ser interativo e muito expressivo, requer domínio do corpo, da fala e do conteúdo que está sendo abordado. Como utilizar estes elementos para alcançar um ensino de Ciências efetivo e uma aprendizagem significativa? Esta oficina pretende responder esta pergunta e, juntamente com seus participantes, elaborar outros questionamentos e construir respostas, relevantes para a prática docente. Venha participar, vai ser um espetáculo!

Oficineiros: Carolina Borba e Rudá Roveda
Número Vagas: 20

(15h30 - 17h30) Oficina: As Abordagens do Tema Sexualidade Através de Dinâmicas - INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Existe uma dificuldade em falar sobre alguns temas, principalmente aqueles temas que estão ligados a nossa intimidade, ou até mesmo nossas vivências. Imagine como é difícil então ensinar e/ou trabalhar com estes? O uso de dinâmicas possibilita que coloquemos o cotidiano, o imediato, o individual e o parcial dentro do social, do coletivo, do histórico e do estrutural de uma forma qual existe uma inter-relação entre os temas ligados a sexualidade (questões ligadas a Gênero, Dst’s, AIDS, etc). Porque não trabalharmos de forma criativa a fim de esclarecer dúvidas e conceitos dentro desse temas chamados “tabus” .

Oficineiros: Jaqueline Nunes, Julian Fontoura e Leandra Leal
Número Vagas: 20

25 de Outubro
(14h - 16h) Oficina: Ensino de Ciências: Utilizando uma aula experimental de forma interdisciplinar - INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Ciências (1997), no interior de uma única disciplina, como a Química, um certo conteúdo pode ser desenvolvido com uma perspectiva intra-área, em seus aspectos energéticos e ambientais, ou com uma perspectiva inter-áreas, em seus aspectos históricos, geográficos, econômicos e políticos, ou mesmo culturais e de linguagens. Nesse sentido é importante auxiliar e promover atividades proporcionando essa interdisciplinaridade aos alunos. Desta forma a atividade experimental de Bioquímica proposta servirá como recurso para a compreensão de conceitos de vitaminas C, agrotóxicos e a influência desses no teor de vitamina C presente nos frutos. O experimento mencionado nesse plano é a ferramenta (recurso) central, utilizada pelo docente, para promover a construção dos conceitos.

Oficineiro: Gabrielli Pio
Número Vagas: 15

26 de Outubro
(14h - 16h) Oficina: Química Investigativa no Ensino Médio INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Oficineiros: Débora Machado e Patrik Rocha
Número Vagas: 15

27 de Outubro
(14h - 15h30) Oficina: Planetário Alternativo com Balão de Fundo Redondo

Oficineiro: Ivan Fransciso Diehl
Número Vagas: 20

28 de Outubro
(14h - 15h30) - Oficina da Água: Produção de Sabões e Detergentes

Oficineiro: Renan Floriano
Número Vagas: 20




EVENTO GRATUITO